LEOPARDO DAS NEVES, O REI DAS MONTANHAS
REINO: ANIMALIA FILO: CHORDATA
CLASSE: MAMMALIA ORDEM: CARNIVORA
FAMÍLIA: FELIDAE GÊNERO: PANTHERA
ESPÉCIE: PANTHERA UNCIA
CARACTERÍSTICAS
Durante séculos o leopardo das neves tem sido alvo de caçadores, mistério e folclore. Por exemplo, as pessoas dos vilarejos da Ásia Central acreditam que o leopardo das neves não se alimentam da carne de suas presas e sim de seu sangue. A espécie está distribuída pelas montanhas da Ásia Central (o Himalaia), com uma população de 4.500 à 7.500 na natureza. Habitam zonas alpinas e sub-alpinas, são encontrados em áreas acima de 3000 metros de altura do nível do mar. O leopardo da neve é único entre os felídeos para a coloração fumaça cinza de seu revestimento modelado com rosetas cinza escuro e manchas, e por causa disso, tornou-se quase extinto. Sua cor única faz uma camuflagem ideal em seu ambiente de montanha de rochas nuas e neve. Durante o verão podem ser encontrados em altitudes superiores à 5000 metros. Possuem músculos peitorais bem desenvolvidos, pelos longos e densos e cauda longa. Eles usam sua cauda como um casaco no Inverno. Seu crânio é grande, curto e largo, com um focinho curto. Tem pupilas redondas variando na cor de amarelo-pálido à cinzento-verde. Suas patas largas são cobertas com peles para fornecer isolamento, bem como aumentar a área de superfície permitindo-lhes distribuir o seu peso de forma mais uniforme sobre a neve. Habitam o Afeganistão, Butão, China, Índia, Cazaquistão, Quirguistão, Mongólia, Nepal, Paquistão, Rússia, Tadjiquistão, Uzbequistão. A força de sua mordida chega à cerca de 450-500 psi.
A espécie está distribuída pelas montanhas da Ásia Central (o Himalaia)...
O leopardo da neve é único entre os felídeos para a coloração fumaça cinza de seu revestimento modelado com rosetas cinza escuro e manchas, e por causa disso, tornou-se quase extinto...
Sua cor única faz uma camuflagem ideal em seu ambiente de montanha de rochas nuas e neve...
Seu crânio é grande, curto e largo, com um focinho curto...
A força de sua mordida chega à cerca de 450-500 psi...
ALIMENTAÇÃO
Os leopardos das neves são caçadores muito oportunistas e capazes de matar presas 3 vezes o próprio peso. Suas fontes de presas mais comuns são ovelhas e cabras selvagens, pikas, lebres, aves, íbex e iaques.
Um leopardo das neves sobre um afloramento rochoso no vale de Tarbung.
Dez ovelhas azuis entram na cena e começam a pastar em direção ao esconderijo do leopardo da neve.
O leopardo da neve em uma linha de falha nas rochas acima da ovelha azul pastando.
Três ovelhas azuis involuntariamente se aproximam do afloramento rochoso. A cabeça do leopardo da neve é visível no meio muito superior da imagem.
O leopardo da neve lança seu ataque e os limites abaixo as rochas para uma ovelha azul nova, que gira a cauda e foge.
Os grandes saltos do leopardo da neve permitem que ele ganhe terreno nas ovelhas jovens.
A ovelha azul perde sua base, mas no processo chuta cascalho e poeira no rosto do leopardo de neve, cegando temporariamente o predador e permitindo que as ovelhas escapem do ataque.
Caminhos de poeira à frente das ovelhas jovens indicam a direção de fuga da ovelha adulta. O alvo do leopardo de neve escolhe a rota superior e puxa longe do leopardo de neve.
A encosta se inclina e a ovelha azul começa a perder a liderança.
Os dois carneiros azuis adultos podem ser vistos nesta imagem, um na parte inferior esquerda e outro na parte superior esquerda. Para o centro da imagem está a jovem ovelha azul com o leopardo de neve logo atrás.
A ovelha azul tenta subir uma encosta quase vertical para escapar de seu perseguidor.
A ovelha azul e o leopardo de neve fazem voltas abruptas. Observe como a cauda grande do leopardo da neve auxilia seu equilíbrio.
A ovelha azul dá um grande salto abaixo da encosta, mas não pode igualar os limites de 15 metros (50 pés) do gato.
O leopardo da neve faz seu segundo ataque e estende a sua pata até o tornozelo.
O contato é feito e o leopardo da neve trava imediatamente na garganta da ovelha.
Predador e presa começa a cair sobre encosta íngreme e acidentada.
O leopardo da neve consegue finalmente assumir o controle, ainda firmemente preso à garganta da ovelha.
O leopardo da neve gasta três minutos sufocando sua presa.
Depois de garantir que a ovelha azul está morto, o leopardo da neve bem sucedido varre seus arredores enquanto ele pega seu fôlego
O leopardo da neve começa a arrastar sua vítima de volta para o afloramento rochoso de onde tinha atacado.
O gato grande toma um descanso do trabalho duro de carregar sua refeição.
O leopardo da neve arrasta a ovelha através do afloramento rochoso e fora da vista dos observadores antes que comece a alimentar-se
Comentários
Postar um comentário