Pular para o conteúdo principal






COMO CUIDAR DE COBRA DO MILHARAL (CORN SNAKE) EM 12 PASSOS

                              Resultado de imagem para corn snake
 Cobras-do-milharal são altamente recomendáveis para aqueles que gostam de cobras e são excelentes animais de estimação para gente de todas as idades. Nativas dos Estados Unidos e do México, essas cobras são dóceis, resistentes, bonitas e fáceis de cuidar.

PARTE 1

CONSTRUINDO O HABITAT
Imagem intitulada Care for a Corn Snake Step 1 
 Arranje um aquário do tamanho apropriado para a sua cobra. Cobras-do-milharal adultas podem chegar a 1,4 metros. Talvez não seja preciso um aquário de 75 litros, mas é pode chegar a precisar. Em vez de um aquário, você pode usar um viveiro. Se a cobra for pequena, tudo bem usar algo proporcional. Mas se ela for grande, o viveiro deve medir entre 76 cm e 1,27 m, embora não haja de fato um limite de tamanho, contanto que seja espaçoso o bastante.


Imagem intitulada Care for a Corn Snake Step 2
 2 Mantenha a cobra suficientemente aquecida. A tampa deve dar conta de pelo menos 1/3 da parte de baixo do aquário e pode incluir um termostato; se a temperatura ao redor do viveiro for suficientemente estável, isso não é necessário. Para obter essa temperatura, coloque a tampa em uma das metades do aquário. Ela deve ficar entre 23 e 29 Cº, ficando a temperatura mais elevada em um dos cantos do aquário.
  • Cobras-do-milharal são animais notívagos e absorvem calor do solo, não da luz solar; portanto, não adianta aquecê-las com lâmpadas. Pedras aquecidas também não são uma boa ideia, já que o lugar do qual emana o calor é bastante quente. A cobra pode se enrolar nela e se queimar gravemente.

Imagem intitulada Care for a Corn Snake Step 3
 3 Providencie alguns esconderijos para a cobra. Você deve oferecer à sua cobra alguns lugares em que ela possa se esconder e se sentir protegida. É importante que um dos esconderijos seja na parte aquecida do aquário, os outros são opcionais. O esconderijo deve ficar sobre a parte aquecida pela tampa. Tais esconderijos podem ser desde aqueles comprados em lojas de animais até peças de Lego. Seja criativo, mas cuide para não utilizar materiais tóxicos.



Imagem intitulada Care for a Corn Snake Step 4
 Forre o seu aquário/viveiro. Há inúmeros forros para cobras-do-milharal à venda, mas a melhor opção é usar serragem e pedacinhos de jornal. Jornal é a melhor opção, visto que é absorve bastante umidade e é facilmente substituído. Apesar da praticidade, os jornais podem não ser muito bonitos. Se você quiser algo mais decorativo, opte pela serragem. Você também pode usar cascas de árvore ou folhas de cipreste. Não use serragem de cedro no habitat de cobras; é tóxico para os répteis.


Imagem intitulada Care for a Corn Snake Step 7
 NUNCA pegue uma cobra-do-milharal da natureza. Está cada vez mais fácil encontrar cobras-do -milharal, mas isso não significa que você tenha de sair pro aí à caça de uma. Cobras selvagens não se adaptam muito bem ao cativeiro e não costumam durar muito. Aquelas criadas em cativeiro estão nessa condição há muitas gerações e se tornaram bastante domesticáveis. Encontre um bom criador em algum fórum de Internet ou através de outra fonte. Lojas de animais não são recomendáveis, pois não se pode ter certeza sobre a origem da cobra. Depois de trazê-la para casa, espere uns 5 dias até alimentá-la e mexer nela para que possa se adaptar bem.


PARTE 2 
CUIDADOS DO DIA A DIA
Imagem intitulada Care for a Corn Snake Step 5
 Não deixe sua cobra passar sede. Deixe uma vasilha com água para a sua cobra, grande o bastante para ela se hidratar quando quiser. Troque a água duas vezes por semana. A vasilha pode ficar tanto do lado aquecido quanto do outro lado. Fique atento se deixar a água do lado aquecido, pois isso tende a aumentar a umidade.


Mantenha o aquário bem iluminado. Não precisa colocar lâmpadas ultravioletas ou lâmpada fluorescente, como com outros répteis que se alimentam de insetos. As cobras de fato usam radiação ultravioleta para sintetizar vitamina D3, mas não quando estão em cativeiro, pois os camundongos de que se alimentam já oferecem vitamina D. Além da vitamina, esses roedores também proporcionam cálcio. O cálcio vem dos ossos e a vitamina D vem do fígado.



Imagem intitulada Care for a Corn Snake Step 6
 3 Não deixe duas cobras-do-milharal dividirem um mesmo espaço. Trata-se de uma espécie solitária. Manter duas delas juntas vai deixá-las tensas. Cobras-do-milharal em cativeiro, sobretudo filhotes, por vezes comem umas as outras – e ambas acabam morrendo. A única exceção é quando se trata de um par em reprodução. Se você pretende que elas se reproduzam, verifique se a fêmea tem 300 g, 3 pés de comprimento e 3 anos de idade (a regra do 3 – 3 – 3) e consulte um livro sobre o assunto. Não junte duas cobras para reprodução sem ter certeza de que você e elas estão preparados. Além do mais, é melhor evitar a endogamia.


Imagem intitulada Care for a Corn Snake Step 8
 Alimente a cobra com um rato por semana. Filhotes de cobras-do-milharal começam se alimentando com um camundongo recém-nascido e vão progredindo conforme crescerem: um camundongo recém-nascido, um filhote de camundongo, um camundongo pequeno, um camundongo em crescimento, um rato normal e uma ratazana.
  • Eis um guia básico sobre o que dar à sua cobra:
    • Cobra: 4-15g — Rato: camundongo recém-nascido;
    • Cobra: 16-30g — Rato: camundongo recém-nascido (x2);
    • Cobra: 30-50g — Filhote de camundongo
    • Cobra: 51-90g — Um camundongo pequeno;
    • Cobra: 90-170g — Um camundongo em crescimento;
    • Cobra: 170-400g — Um rato normal;
    • Cobra: 400g+ — Uma ratazana.
  • O melhor é alimentar a cobra com ratos congelados. Evita que se machuquem e é muito menos cruel. Você também pode manter os ratos congelados durante um tempo maior.
  • Para dar o alimento, segure a presa com uma pinça e fique mexendo-a em frente à cobra. Ela irá dar o bote e possivelmente apertar a presa para depois engoli-la por inteiro. Não solte a comida no fundo do aquário, pois isso poderia causar problemas digestivos caso a cobra acabasse comendo o forro junto. Uma boa solução é alimentar a sua cobra fora do aquário, além de evitar que ela associe o aquário à comida.


Imagem intitulada Care for a Corn Snake Step 11
 Faça com que sua cobra se sinta à vontade em casa. As cobras não deixam excrementos muito grandes, então não é preciso limpar o seu aquário com tanta frequência. Basta limpá-lo a cada 3 semanas, mais ou menos, mas tire os excrementos sempre que possível. Alimente a cobra semanalmente e faça algumas mudanças no aquário de vez em quando. Ela ficará feliz com seu novo lar.


PARTE 3
COMO MANUSEAR A COBRA E LIDAR COM A MUDANÇA DE PELE
Imagem intitulada Care for a Corn Snake Step 9
 Manuseie a cobra com cuidado. Pegue sua cobra pelo meio do corpo e segure-a com as duas mãos. Ao segurá-la, deixe-a longe de seu rosto. Não force a barra; ela não vai gostar. Não mexa na cobra antes de terem se passado 48 horas desde sua alimentação. Lave as mãos antes e depois de manusear a cobra. Se ela se mostrar resistente, não a largue. Insista, ou ela nunca vai aprender a se comportar amigavelmente.



Imagem intitulada Care for a Corn Snake Step 10
 Fique atento ao período de troca de pele. Quando os olhos da cobra ficarem opacos, é hora da troca de pele. Não se deve mexer na cobra durante esse período, pois elas podem tentar se defender. O melhor é esperar o fim da troca de pele.
  • Para ajudar nesse processo, tudo que você tem a fazer é proporcionar um lugar úmido. Pode ser um pote plástico com papel-toalha umedecido ou com musgo úmido. O pote deve ter uma tampa com um buraco para que ela possa entrar. Embora a vasilha de água deva ficar na parte fria do aquário, mude-a para a parte aquecida durante o período que antecede a mudança de pele. Além disso, borrife água de 2 a 3 vezes ao dia.
  • Passados alguns dias, os olhos da cobra vão voltar ao normal e um pouco mais tarde a troca vai ocorrer. Talvez seja interessante registrar esse momento como lembrança.

                                       DICAS
  • Sempre que sua cobra apresentar algum problema de saúde, vá o quanto antes a um herpetologista/veterinário especializado em animais exóticos.
  • Não incomode a cobra durante o processo de troca de pele. Isso irá irritá-la.
  • Deixe a cobra quieta durante o processo de mudança de pele. Elas costumam ficar bastante irritadiças e não vão pensar duas vezes antes de mordê-lo.
  • Compre um borrifador d'água para usar durante a mudança de pele e ajudar a aumentar a umidade.

                                                         AVISOS
  • Quando o rabo da cobra estiver vibrando e ela se posicionar em forma de “S”, quer dizer que está agitada e prestes a atacar.
  • Se sua cobra estiver respirando pela boca ou se pendurando de cabeça para baixo, pode ser que ela esteja com algum problema respiratório!
  • Se não conseguir encontrar sua cobra, lembre-se de olhar embaixo do forro. As cobras-do-milharal são animais escavadores.
  • Alguns podem dizer que dar mais comida à cobra ou alimentá-la com maior frequência vai fazer com que cresça mais rápido. Não deixa de estar certo, mas o mais provável é que sua cobra acabe durando 25% – 75% a menos do que o normal.
  • NÃO pegue uma cobra-do-milharal diretamente da natureza.
  • Cuidado! Se ingerida, a pele da cobra pode ser fatal.

Comentários