Pular para o conteúdo principal




        ARIRANHA, A SEREIA DOS PANTANAIS      
               REINO: ANIMALIA                     FILO: CHORDATA

               CLASSE: MAMMALIA             ORDEM: CARNIVORA

               FAMÍLIA: MUSTELIDAE        GÊNERO: PTERONURA

               ESPÉCIE: PTERONURA BRASILIENSIS


                                  CARACTERÍSTICAS       
 A ariranha é o maior representande da subfamília dos Lutrinaes e podem chegar a medir cerca de 180 centímetros de comprimento, dos quais 65 compõem a cauda. Na maioria das vezes os machos são mais pesados do que as fêmes e chegam m pesar 26 kg. As ariranhas possuem olhos relativamente grandes, e orelhas pequenas e arrendodadas, patas curvas e espessas e cauda comprida e achatada. Os dedos das patas estão ligados a uma membrana intergital que facilitam a natação. A pelagem é curta e com um marrom escuro por todo o corpo, exceto o pescoço que possui uma mancha branca.
       Possuem a pelagem marrom clara e com uma mancha no papo


                                          ALIMENTAÇÃO
 As ariranhas vivem e caçam em grupos de 10 invíduos e alimenta-se peixes, principalmente de caracídeos como a piranha e a traíra. Ingere-os  sempre com a cabeça fora d' água, frequentemente nadando para trás. Em condições de escassez chegam a caçar jacarés e pequenas sucuris.
Ariranha devorando ym pequeno bagre

                                         HABITAT
Originalmente, a espécie ocorria em quase todos os rios tropicais e subtropicais da América do Sul. Atualmente, encontra-se extinta em 80% de sua distribuição original. Populações remanescentes ocorrem em áreas isoladas, principalmente no Brasil, no Peru e nas Guianas. No Brasil, os principais santuários conhecidos da ariranha são os rios Negro e Aquidauana, no Pantanal e o médio Rio Araguaia, em especial o Parque Estadual do Cantão, com seus 843 lagos.
Ariranha nadando entre peixes






Comentários