Ratel ou Texugo do Mel
Reino: Animalia Filo: Chordata
Classe: Mammalia Ordem: Carnivora
Família: Mustelidae Gênero: Mellivora
Espécie: Mellivora capensis
Distribuição geográfica
Mellivora capensis, o Ratel ou texugo do mel, tem um alcance geográfico expansivo, abrangendo-se na maior parte da África Subsaariana, bem como a Península Arábica (incluindo partes de Israel, Jordânia, Iraque, Irã, Arábia Saudita, Líbano, Kuwait, Síria, Omã, Iêmen e os Emirados Árabes Unidos), a península indiana (incluindo a maior parte da Índia, bem como partes do Nepal e Paquistão) e partes dos países asiáticos ocidentais do Turquemenistão, Uzbequistão, Cazaquistão e Afeganistão.
Imagem da localização do ratel
|
Habitat
Rateis são animais terrestres que habitam uma grande variedade de habitats, incluindo florestas, tropicais e subtropicais, florestas abertas, pradarias, savanas, estepes, colinas rochosas.
Ratel caminhando em uma savana no Kalahari, África
Descrição Física
|
Rateis são animais grandes, mustelídeos com um comprimento de 60 a 70 cm e um peso de 8 a 12 kg. Seu tamanho varia de acordo à destruição geográfica, estudos apontam que os rateis africanos são maiores que os asiáticos. Esta espécie apresenta dimorfismo sexual, sendo os machos maiores que as fêmeas. Estudos feitos no Kalahari mostram que os machos são cerca de um terço maiores que as fêmeas. Machos adultos velhos tem uma área cheia de cicatrizes nas costas (eles são referidos como "scarbucks") que provavelmente é o resultado de várias lutas. Este animal é caracterizado por ter um corpo atarracado, cerca de 25 cm de altura no ombro, com um grande crânio, olhos pequenos e um pescoço e ombros musculosos. Embora a cor varia coma subespécie, mas comumente a parte inferior (ventral) do corpo é um preto, com um manto superior branco ou cinzento. A coloração mais clara se estende a todo o comprimento do corpo, parando na base da cauda. As patas dianteiras são fortes e largas, com grandes garras, uteis para agarrar a presa e pata cavar tocas. O texugo do mel, tem uma pele muito grossa e solta que impede um predador a obter um firma aperto neles e permite também facilmente se torcer e morder o predador.
Na imagem acima, mesmo sendo inglês, você pode ir no google tradutor, ou se você souber você mesmo pode ler, ela basicamente trata do corpo do ratel :p
Comportamento
Texugos do mel são solitários e nômades. Eles se mudam diariamente, rateis fêmeas tendem a viajar distâncias mais curtas por dia, cerca de 10 km, enquanto os machos podem andar 27 km por dia. Rateis são animais notoriamente agressivos. Os machos em particular defendem seus companheiros com uma ferocidade incrível, chegando a atacar leões, leopardos, hienas, cães selvagens africanos, cobras, lagartos monitores, guepardos e etc. Comportamento
Dois rateis enfrentando um quarteto de cães selvagens africanos, que são o dobro do tamanho do ratel
|
Ratel enfrentando um leão macho jovem
|
Hábitos Alimentares Texugos do mel são oportunistas. A composição da dieta varia de acordo as mudanças sazonais em abundância de presas. Eles tem uma dieta principalmente carnívora, comem ovos, pequenos roedores, mamíferos de porte médio, aves, rãs, invertebrados e repteis, mas como seu nome já diz ele também se alimenta de mel.
Ratel se alimentando da carcaça de um mangusto
Ratel atacando uma colmeia de abelhas dentro de um tronco
Ratel matando um Lagarto no Parque Nacional do Kruger
Reprodução A reprodução em rateis geralmente não é bem estudada
Predação
Reprodução A reprodução em rateis geralmente não é bem estudada
Predação
Sendo uma espécie carnívora, rateis não tem uma lista grande de predadores. Leões e leopardos tendem a matar somente os mais velhos e fracos, como a pele é grossa e solta faz com que os mais jovens se movam e ataquem os predadores.
Leopardo carregando um Ratel
Comentários
Postar um comentário