LÊMURE DE CAUDA ANELADA, O XADREZ DA SELVA
REINO: ANIMALIA FILO: CHORDATA
CLASSE: MAMMALIA ORDEM: PRIMATES
FAMÍLIA: LEMURIDAE GÊNERO: LEMUR
ESPÉCIE: LEMUR CATTA
CARACTERÍSTICAS
O lêmure de cauda anelada é um primata, é o mais reconhecível devido a sua cauda branca e preta, seus olhos são um amarelo bem forte. É um animal diurno e gregário, formando grupos de 5 a 30 indivíduos. Em geral as fêmeas estão em uma classe superior do que os machos. Se alimentam nas árvores mas deslocam-se no solo. Seus nascimentos ocorrem entre Novembro e Agosto. A palavra lêmure significa "fantasma". Sua pelagem é preto-acinzentada, sendo o ventre mais claro e as extremidades brancas. Apresentam um penacho na cabeça, e um anel preto ao redor dos olhos e do focinho. Seu peso pode variar de 2 a 3 quilos. A cauda deste lêmure possui um duplo papel: suas listras brancas e negras, compõem um sinal visual bem nítido e durante as lutas rituais esses lêmures costumam sujar a cauda com secreções das glândulas odoríferas dos membros anteriores, atitando-as para cima para mostrar para seu oponente. São primatas endêmicos da ilha de madagascar, existindo em nenhuma outra parte do mundo. Muitas espécies de lêmures estão ameaçadas de extinção devido a perca de seu habitat. A cauda desses lêmures são maior que seu próprio corpo. Durante as manhãs, o lêmure-de-cauda-anelada toma banhos de Sol para se aquecer. Encara o Sol, sentado, numa posição que é frequentemente descrita como de adoração ao Sol ou como de posição de lótus. No entanto, sentam-se com as patas estendidas para fora e não cruzadas e algumas vezes suportam o seu corpo agarrando-se a ramos próximos. Apanhar Sol é muitas vezes uma atividade de grupo, em particular durante as manhãs frias. De noite, os grupos separam-se em subgrupos para dormir, mantendo-se os indivíduos bem juntos para se manterem aquecidos. Um grupo de lêmures juntos desta maneira é dado o nome de bola de lêmures.
Sua pelagem é preto-acinzentada, sendo o ventre mais claro e as extremidades brancas.
Distribuição geográfica dos lêmures de cauda anelada
A cauda do lêmure de cauda anelada é maior que o próprio corpo
Os machos botam a cauda para cima para mostrar-la para os seus oponentes
Durante as manhãs, o lêmure-de-cauda-anelada toma banhos de Sol para se aquecer. Encara o Sol, sentado, numa posição que é frequentemente descrita como de adoração ao Sol ou como de posição de lótus... Um grupo de lêmures juntos desta maneira é dado o nome de bola de lêmures.
ALIMENTAÇÃO
Os lêmures são animais onívoros e oportunistas, comendo em primeiramente frutas e folhas, principalmente o tamarindo. O lêmure de cauda anelada pode comer 3 espécies diferentes de vegetais, e a sua dieta inclui flores, herbáceas, casca e seiva de vegetais. já foram observados comendo madeira apodrecida, terra, teias de aranha, casulos de insetos, artrópodes inclusive aranhas, lagartas, cigarras e gafanhotos e pequenos vertebrados como aves e camaleões.
Lêmure de cauda anelada se alimenta de tamarindo
Lêmure de cauda anelada se alimentando de uma fruta
Grupo de lêmures se alimentando de morangos
ANATOMIA DO LÊMURE DE CAUDA ANELADA
Glândulas braquiais do macho, perto da axila
Espigão e glândula antebraquial do macho
Garra higiênica no segundo dedo, em contraste com a unha do terceiro dedo
A dentição frontal, inferior, possui um pente dental
Comentários
Postar um comentário