Pular para o conteúdo principal




Araçari Banana



 Reino: Animalia        

 Filo: Chordata

 Classe: Aves
 Ordem: Piciformes
 Família: Ramphastidae
 Ordem: Pteroglossus
 Espécie: Pteroglossus bailloni


Distribuição geográfica
 O araçari banana, atualmente é encontrado nas regiões montanhosas da Argentina, do leste do Paraguai, Belo Horizonte (MG), Espirito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Norte do Rio Grande do Sul.
Localização geográfica do Araçari Banana
Habitat
  Os araçari banana vivem em regiões de Mata Atlântica montanhosas, em zonas de floresta úmida, preferindo principalmente camadas médias e altas da vegetação.

Um exemplar da espécie pousado em uma árvore provavelmente ao entardecer
Descrição Física
 O araçari banana mede cerca de 35 uns 39cm de comprimento, e seu peso varia entre 156 a 169 gramas. Seu bico apresenta vários tons de verde e amarelo. Tem uma área vermelha ao redor da parte mediana maxila, com margens em verde difuso que vai se transformando em azul acinzentado. A região que rodeia o olho ou região perioftálmica é vermelha e se destaca os olhos amarelos. A região dorsal possui as cores verde esmeralda e oliva com o uropígio vermelho. Possuem um dimorfismo sexual sendo que o macho possui o bico maior do que o da fêmea, que também é diferente na coloração, os machos possuem cores mais vivas.

Na imagem acima podemos ver mais detalhadamente a coloração e o formato do bico da ave

Casal de araçari banana em uma suposta floresta
Comportamento
 Essas aves costumam viver em grupos de 5 a 7 indivíduos. Pulam de galho em galho. usam seu bico para atacar predadores e defender os seus ninhos, e costumam atacar os ninhos de outros pássaros. 

Hábitos alimentares
 
Alimenta-se de frutos como os do e
mbaúba, as figueiras, palmeiras, as plantas do gênero Sloanea e as Nectandra (canela), e insetos, também ovos e filhotes de outras aves fazem parte de sua dieta.
Resultado de imagem para saffron-Toucanet eating
Araçari banana, alimentando-se do fruto de uma palmeira Juçara

Reprodução
 Pouco se sabe sobre a biologia reprodutiva desta espécie. Mas em cativeiro é comum se ter de 2 a 3 ovos brancos e o cuidado é compartilhado com ambos os sexos, o período de incubação durou cerca de 16 dias.

Comentários

Postar um comentário