Lince do Canadá

Reino: Animalia Filo: Chordata
Classe: Mammalia Ordem: Carnivora
Família: Felidae Gênero: Lynx
Espécie: Lynx canadensis
Localização geográfica
As principais populações de lince canadenses são encontradas em todo Canadá, no oeste de Montana e em partes próximas de Idaho e Washington. Existem pequenas populações na Nova Inglaterra e Utah e possivelmente em Oregon, Wyoming e Colorado também.
| Imagem computadorizada da localização geográfica do lince |
Habitat
Os linces canadenses geralmente vive em florestas maduras com vegetação subterrânea densa, mas também pode ser encontrados em florestas mais abertas, áreas rochosas ou tundra.
![]() |
| Imagem de lince do Canadá em uma floresta durante o período de inverno |
Descrição física
Indivíduos desta espécie possuem pelagem geralmente da coloração marrom-amarelada, muitas vezes com pontos marrons escuros. As partes superiores têm frequentemente uma aparência cinzenta grisalha e a parte inferior amarela pálida. A cauda é curta e quase sempre apresenta a ponta de cor negra.
O comprimento de corpo de espécimes adultos varia entre 67 a 107 cm e o peso de 5 a 17 kg. Os machos são maiores do que fêmeas.
As orelhas são trianguladas e possuem um tufo de pelos na ponta nas quais auxiliam na audição do animal.
As patas são bem grandes e peludas as quais ajuda na locomoção do felino na neve densa.

Apesar da imagem não ser muito boa, podemos observar um pouco de sua coloração
| Imagem de uma pata de lince do Canadá
Comportamento
Linces desta espécie são solitários e provavelmente territoriais. Seus territórios podem ser de 11 à 300 km². Os adultos geralmente se evitam, exceto durante a época de acasalamento. Na maioria das vezes, assim como outros felinos eles são mais ativos durante a noite.
![]()
Quando fotos são tiradas de câmeras, geralmente esses animais serão vistos sozinhos
Hábitos alimentares
Os linces canadenses são totalmente carnívoros. A lebre americana são particularmente importantes na dieta desses gatos e quando há menos lebres, o número de linces também diminui. Em algumas áreas, como a Ilha do Cabo Bretão, o lince come apenas lebres, mas em outras áreas eles também se alimentam de roedores, aves e peixes. Se eles encontrarem um veado que é muito fraco ou doente, o lince vai o matar e depois comer o veado. Eles também podem se alimentar de carcaças deixadas por caçadores humanos.
![]()
Exemplar de lince carregando uma lebre americana
Lince canadense tenta um ataque contra um cervo, mas não é sucedido como ele esperava
Reprodução
O lince canadense pode se reproduzir uma vez por ano, a reprodução ocorre de Janeiro a Fevereiro. Essa espécie pode ter de 1 a 6 filhotes e o período de gestação é de 56 a 70 dias. As fêmeas dão a luz em tocas ou troncos caídos, protegendo os filhotes de supostos predadores. Todo o cuidado parental é feito pelas fêmeas e a amamentação dura cerca de 5 meses, até que os filhotes possam se alimentar de carne e a mãe ensinar técnicas de caça. ![]()
Mãe caminhando com seus quatro filhotes
![]()
Mãe e filhote em estado natural
Predação
Os predadores desses gatos não foram relatados. No entanto, pode-se supor que jovens gatinhos são vulneráveis a outros grandes carnívoros, como lobos e ursos.
|





Comentários
Postar um comentário